Saiba como funciona o clareamento dentário
O clareamento dentário tem se transformado na nova aposta de pessoas que desejam um sorriso mais bonito, seja para aumentar a autoestima ou para se sentir mais confiante ao tentar conquistar objetivos, já que um sorriso confiante é a porta de entrada do sucesso. Para modificar as cores dos dentes e torná-los mais claros, esse procedimento estético é feito com substâncias químicas capazes de realizarem essa modificação, sem colocar em risco a saúde dentária do paciente.
Dentre as substâncias químicas utilizadas no clareamento dentário, a principal é o oxigênio, originário do composto químico peróxido de hidrogênio – conhecida por todos nós como água oxigenada - ou de carbamida. O processo é feito de maneira simples, através de sessões nas quais o dentista aplica um gel clareador com essas substâncias e o deixa agir durante um período de tempo para clarear os dentes. Também existe o clareamento dentário a laser, que na verdade é feito com luz de LED.
Os benefícios do clareamento dentário
Os nossos dentes têm uma coloração que pode ser medida em uma escala de tons que vai de A até D. O clareamento dentário é capaz de deixar os dentes do paciente até dois tons mais claros. O motivo dos dentes se tornarem mais escuros com o passar dos anos é o acúmulo de restos de alimentos, que entram nas microfissuras do esmalte, a camada mais superficial dos dentes, dando um aspecto mais amarelado a eles. Portanto, o clareamento dentário é um procedimento estético que pode trazer diversos benefícios ao paciente, como:
- Resgate da autoestima;
- Bem estar com a própria aparência;
- Mais confiança ao sorrir;
- Dentes com aspecto mais limpo e saudável.
Como todo procedimento estético, o clareamento dentário precisa ser feito com um dentista competente, que deve utilizar as técnicas corretas e realizar exames radiográficos e clínicos antes de iniciar o procedimento de clareamento dos dentes com o paciente.
As contraindicações do clareamento dentário
O clareamento dentário é uma ótima solução para o resgate da autoestima e para perder a vergonha e o receio de sorrir, mas é preciso lembrar que pode ser contraindicado em alguns casos, como mulheres grávidas, adolescentes e crianças abaixo dos 15 anos de idade, e pessoas que possuam alergia a algum componente do gel clareador. Por isso, o ideal é consultar um dentista de confiança e qualidade para avaliar a possibilidade do clareamento.