aparelho ortodôntico móvel

Detalhes sobre o tratamento com aparelho ortodôntico móvel

Entre as pessoas que precisam passar por tratamentos com aparelho de dentel, certamente as que utilizam aparelho ortodôntico móvel acham o processo mais simples. Nessa situação, é possível remover o aparelho para as refeições e na hora de dormir, coisa que facilita bastante na manutenção dele e na adaptação ao seu dia a dia.

Em muitos tratamentos, o uso de aparelho ortodôntico móvel acontece em um período posterior ao uso de aparelho fixo, esse sem as comodidades que o móvel proporciona. Esse tratamento é necessário para corrigir problemas de má oclusão dental, que consiste em dentes com a postura incorreta que proporcionam uma mordida perfeita.

Seguir corretamente um tratamento com aparelho ortodôntico móvel ou com outros tipos de aparelho é importante para garantir uma qualidade de vida melhor no futuro, evitando problemas no maxilar em geral.

Como funciona o aparelho ortodôntico móvel

O aparelho ortodôntico móvel é composto de estruturas denominadas bráquetes, que são ligadas por estruturas denominadas arcos, muito parecidas com arames e que aplicam a força nos dentes, de forma que eles lentamente se movam para a postura correta projetada pelo ortodontista responsável.

Na maioria dos casos, os bráquetes são conectados aos arcos com as populares borrachinhas, que podem ser coloridas ou não de acordo com as preferências dos clientes. Existem outras variações que dispensam as borrachinhas, bem como outras que são fabricadas em porcelana e safira que tornam a estrutura bem mais imperceptível na boca do paciente.

O paciente precisa tomar algumas atitudes para que o tratamento com aparelho ortodôntico móvel ocorra tranquilamente e tenha bons efeitos. São eles:

  • Respeitar o cronograma de visitas ao dentista;
  • Higienizar o céu da boca após cada refeição;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Preservar o aparelho fora da boca no recipiente adequado.

Se adaptando ao aparelho

Por mais que seja mais simples com o aparelho ortodôntico móvel, é necessário aprender a conviver com uma estrutura estranha ao seu organismo, algo que pode alterar a fala e até a respiração. Para isso, sempre siga as recomendações do dentista e esteja em contato constante com o profissional, é a melhor forma de tornar este processo mais simples.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico móvel:



aparelho ortodôntico móvel
aparelho ortodôntico móvel