aparelho ortodôntico autoligado

Como funciona o aparelho ortodôntico autoligado

Um tipo de aparelho de dente que está ficando cada vez mais popular entre os que precisam passar por este tratamento é o aparelho ortodôntico autoligado, que facilita bastante todo o processo de manutenção como é um pouco mais discreto que os convencionais, visto que dispensa o uso das borrachinhas.

O aparelho ortodôntico autoligado tem esse nome pois nele os bráquetes e os arcos são ligados diretamente, resultando numa estrutura mais sofisticada e simples. Dessa forma, são necessárias menos sessões de manutenção com o dentista, sendo elas apenas para trocar o diâmetro dos arcos conforme os dentes do paciente vão progredindo para a postura projetada pelo dentista.

Apesar dessa pequena diferença na estrutura, o aparelho ortodôntico autoligado em nada altera o efeito do tratamento, sendo indicado para as mesmas situações que qualquer tipo de aparelho.

O tratamento com aparelho ortodôntico autoligado

O primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista para avaliar as etapas do tratamento completo com aparelho ortodôntico autoligado. Um planejamento adequado envolve a projeção das datas para instalação e remoção do aparelho bem como das sessões de manutenção durante o período.

Um detalhe importante é que o aparelho ortodôntico autoligado é um pouco mais caro que os convencionais, justamente por ser de uma tecnologia um pouco mais avançado. Por outro lado, como são exigidas menos sessões durante o tratamento o gasto com isso acaba tendo uma pequena redução, mas ainda sendo mais caro que o tratamento com aparelho com borrachinha.

Apesar das idas frequentes ao dentista, saiba que o tratamento com aparelho ortodôntico autoligado exige alguns cuidados do paciente em seu dia a dia, tais como:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Uso diário de fio dental;
  • Evitar alimentos pegajosos ou desfiados;
  • Limpar com cuidado o céu da boca.

O que fazer caso o aparelho se danifique

Se o aparelho ortodôntico autoligado se romper ou se soltar de algum dos dentes, em caso de aparelho fixo, vá a um dentista o mais rápido possível. Apenas o profissional pode fazer o reparo corretamente, de forma que se o paciente tentar fazer isso por conta própria pode se machucar e até estragar o aparelho permanentemente.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico autoligado:



aparelho ortodôntico autoligado
aparelho ortodôntico autoligado