Os benefícios do aparelho dentário transparente
Já pensou se existisse um aparelho dentário transparente que fosse praticamente imperceptível na boca? Saiba que esse tipo de aparelho já existe e está cada vez mais difundido entre os que precisam se submeter a este tipo de tratamento. O diferencial dele é que ele é feito com safira ou porcelana, materiais de coloração semelhante aos dentes que o "camuflam" na boca do paciente.
Apesar de ser de um material diferente dos convencionais, o aparelho dentário transparente funciona da mesma forma e é indicado para os mesmos casos que qualquer tipo de aparelho. Ele ajuda a corrigir problemas de má oclusão dental e de postura da mordida, ajudando ao paciente ter dentes nas posições corretas para aumentar a sua qualidade de vida e evitar problemas nos maxilares e no movimento da boca.
Funcionamento e cuidados com aparelho dentário transparente
Assim como os aparelhos metálicos, o aparelho dentário transparente funciona com estruturas denominadas "bráquetes", uma para cada dente que sofrem ação dos arcos de forma a lentamente moverem os dentes para a posição correta. Caso o aparelho seja fixo, eles são colados na região frontal dos dentes com resina.
No aparelho dentário transparente convencional, as duas estruturas são ligadas pelas borrachinhas, que devem ser trocadas a cada sessão de manutenção. Existem os aparelhos autoligados que dispensam as borrachinhas, conectando diretamente os bráquetes e os arcos e exigindo manutenção apenas para alteração do diâmetro do arco conforme o tratamento vai progredindo.
O tratamento com aparelho dentário transparente também exige cooperação do paciente nos hábitos do dia a dia. Algumas recomendações para que tudo ocorra bem são:
- Higienizar o aparelho após cada refeição;
- Limpar o céu da boca todos os dias;
- Uso diário de fio dental;
- Evitar alimentos desfiados ou pegajosos.
Cuidados na manutenção do aparelho
Caso o aparelho dentário transparente se solte do dente ou se rompa, saiba que não se deve tentar consertá-lo por conta própria, visto que isso pode estragá-lo de vez ou até machucar a boca. Por isso, a melhor atitude nessas situações é marcar uma consulta emergencial com o dentista, apenas ele pode fazer o reparo corretamente e não atrapalhar o tratamento.