aparelho dentário transparente

Os benefícios do aparelho dentário transparente

Já pensou se existisse um aparelho dentário transparente que fosse praticamente imperceptível na boca? Saiba que esse tipo de aparelho já existe e está cada vez mais difundido entre os que precisam se submeter a este tipo de tratamento. O diferencial dele é que ele é feito com safira ou porcelana, materiais de coloração semelhante aos dentes que o "camuflam" na boca do paciente.

Apesar de ser de um material diferente dos convencionais, o aparelho dentário transparente funciona da mesma forma e é indicado para os mesmos casos que qualquer tipo de aparelho. Ele ajuda a corrigir problemas de má oclusão dental e de postura da mordida, ajudando ao paciente ter dentes nas posições corretas para aumentar a sua qualidade de vida e evitar problemas nos maxilares e no movimento da boca.

Funcionamento e cuidados com aparelho dentário transparente

Assim como os aparelhos metálicos, o aparelho dentário transparente funciona com estruturas denominadas "bráquetes", uma para cada dente que sofrem ação dos arcos de forma a lentamente moverem os dentes para a posição correta. Caso o aparelho seja fixo, eles são colados na região frontal dos dentes com resina.

No aparelho dentário transparente convencional, as duas estruturas são ligadas pelas borrachinhas, que devem ser trocadas a cada sessão de manutenção. Existem os aparelhos autoligados que dispensam as borrachinhas, conectando diretamente os bráquetes e os arcos e exigindo manutenção apenas para alteração do diâmetro do arco conforme o tratamento vai progredindo.

O tratamento com aparelho dentário transparente também exige cooperação do paciente nos hábitos do dia a dia. Algumas recomendações para que tudo ocorra bem são:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Limpar o céu da boca todos os dias;
  • Uso diário de fio dental;
  • Evitar alimentos desfiados ou pegajosos.

Cuidados na manutenção do aparelho

Caso o aparelho dentário transparente se solte do dente ou se rompa, saiba que não se deve tentar consertá-lo por conta própria, visto que isso pode estragá-lo de vez ou até machucar a boca. Por isso, a melhor atitude nessas situações é marcar uma consulta emergencial com o dentista, apenas ele pode fazer o reparo corretamente e não atrapalhar o tratamento.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho dentário transparente:



aparelho dentário transparente
aparelho dentário transparente