Os benefícios do aparelho dentário invisível
Você já ouviu falar em "aparelho dentário invisível" para resolver problemas de má oclusão dental? Saiba que isso já existe e é um tipo de aparelho que agrada muito aos que precisam passar por esse tipo de tratamento, de forma que seja possível não sofrer tanto com o desconforto estético causado pela estrutura usualmente metálica dele.
Isso é possível pois o aparelho dentário invisível é fabricado com porcelana ou safira, materiais que são de tonalidade e coloração muito parecida com a dos dentes, de forma que seja possível "camuflar" a estrutura na boca do paciente e torná-la praticamente imperceptível a olho nu.
Importante mencionar que o diferencial do aparelho dentário invisível é estritamente estético e em nada influencia o funcionamento do aparelho e os efeitos que este tipo de tratamento podem ter na boca do paciente.
Como funciona o aparelho dentário invisível
O aparelho dentário invisível funciona da mesma forma que os convencionais, com estruturas denominadas bráquetes que sofrem tensão de arcos, de forma que seja exercida força sobre os dentes para que eles lentamente sejam reposicionados de acordo com a postura planejada pelo dentista responsável.
Geralmente, as duas estruturas são conectadas pelas borrachinhas que exigem manutenção periódica e troca para que mantenham sua resistência. O aparelho dentário invisível também pode ser do tipo auto-ligado, que dispensa as borrachinhas e liga diretamente as duas estruturas, exigindo manutenção apenas para troca do diâmetro dos arcos conforme o tratamento vá progredindo.
Apesar das frequentes idas ao consultório do dentista, um tratamento com aparelho dentário invisível exige cuidados pessoais do paciente para conservação da saúde bucal, alguns deles são:
- Limpar o aparelho após cada refeição;
- Higienizar corretamente o céu da boca;
- Uso diário de fio dental;
- Evitar alimentos pegajosos ou desfiados.
O investimento no aparelho estético compensa?
Um detalhe a ser considerado é que o aparelho dentário invisível é um pouco mais caro que os convencionais, visto que é fabricado com tecnologia diferenciada e usa materiais importados. Apesar disso, cabe ao paciente tomar essa decisão, sempre considerando os ganhos em autoestima e com a intenção de tornar o tratamento com aparelho mais simplificado e usual.