aparelho dental transparente

As vantagens do aparelho dental transparente

Já pensou se existisse um aparelho dental transparente? Muita gente tem que usar aparelho de dente, visto que ele é um dos instrumentos mais comuns e eficientes da odontologia para corrigir problemas de mordida e de má oclusão dental. O que atrapalha é que a sua aparência causa bastante desconforto estético, principalmente nos adolescentes.

Saiba que o aparelho dental transparente existe sim, e está entre os mais sofisticados disponíveis. Eles podem ser feitos de safira ou porcelana, de forma que ele se "camufle" na boca do paciente, e possa oferecer o mesmo tipo de tratamento ficando imperceptível a olho nu.

Por ser feito com esse tipo de material, o aparelho dental transparente é um pouco mais caro que os convencionais, mas cada centavo investido compensa para fazer deste tratamento algo muito mais agradável.

Como funciona o aparelho dental transparente

O funcionamento do aparelho dental transparente é exatamente igual aos tipos mais comuns. Ele é composto de estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que são tensionadas por arcos metálicos parecidos com arames, de forma que os lentes sejam lentamente reposicionados para a postura correta programada pelo dentista. No caso de aparelhos fixos, os bráquetes são colados os dentes com resina.

Outro estrutura comum a um aparelho são as borrachinhas, utilizadas para conectar os arcos aos bráquetes. Existe um tipo de aparelho dental transparente denominado "auto-ligável", que dispensa as borrachinhas e liga os arcos diretamente nos bráquetes. Dessa forma, são necessárias menos consultas de manutenção apenas para trocar o diâmetro dos arcos.

O paciente também precisa tomar algumas atitudes para que o tratamento com aparelho dental transparente ocorra tranquilamente e da melhor forma possível. São elas:

  • Higienizar o céu da boca corretamente;
  • Limpar o aparelho após cada refeição;
  • Evitar alimentos desfiados ou muito açucarados;
  • Usar fio dental diariamente.

O que fazer caso o aparelho quebrar

Uma situação que pode trazer alguns problemas é caso o aparelho dental transparente se rompa ou se descole do dente. Nessas situações, não tente fazer nenhum tipo de conserto sozinho, visto que isso pode danificar permanentemente o aparelho e até machucar o paciente. O indicado é marcar uma consulta emergencial para que um dentista faça o reparo correto.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho dental transparente:



aparelho dental transparente
aparelho dental transparente