Dicas e funcionamento do aparelho dental
O aparelho dental é um importante instrumento odontológico para corrigir problemas de mordida e de má oclusão dental. Ele é muito comum no tratamento desse tipo de problema principalmente nos jovens, a faixa etária mais adequada para corrigir o mau posicionamento dos dentes, permitindo uma qualidade de vida melhor no futuro.
Muita gente morre de medo de ter que usar qualquer tipo de aparelho dental, tanto pelas dificuldades e incômodos do período de adaptação quanto no desconforto estético que o aparelho traz por causa de sua aparência metálica, muitas vezes carregando o apelido de "sorriso metálico".
Apesar disso, o tratamento é dos mais eficientes da odontologia e se beneficiou de alguns avanços tecnológicos para o desenvolvimento de versões de aparelho dental esteticamente mais agradáveis e com a mesma eficiência dos materiais mais comuns.
Tipos de aparelho dental e como funciona
Existe o aparelho dental considerado estético, que é feito de porcelana ou safira com a intenção de "camuflar" o aparelho na boca do paciente. Esses materiais são de cores semelhantes a dos dentes, de forma que sejam praticamente invisíveis a olho nu para um espectador. Por serem de materiais importados, esses aparelhos são um pouco mais caros que os de metal.
De qualquer forma, seja lá qual for o material do aparelho dental ele funciona com o mesmo conceito. São estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, tensionados por fios parecidos com arames, responsáveis por lentamente reposicionar os dentes para a postura correta. Essas duas estruturas são conectadas pelas borrachinhas, que podem ser ou não coloridas, embora existam aparelhos auto-ligáveis que dispensam essas estruturas.
Durante o tratamento com aparelho dental a rotina de manutenções com o dentista deve ser obedecida, mas alguns cuidados devem ser tomados em casa também, tais como:
- Higienizar o aparelho após cada refeição;
- Evitar alimentos pegajosos ou desfiados;
- Limpar o céu de boca corretamente;
- Usar fio dental diariamente.
E se o aparelho dental quebrar?
Existem situações em que o aparelho se solta dos dentes ou se rompe, tome muito cuidado! Não tente consertá-lo sozinho, visto que isso pode danificá-lo de vez e até machucar a boca do paciente. Nesses casos, procure emergencialmente um dentista para que ele efetue o reparo de forma correta.