aparelho de dente

Saiba mais sobre aparelho de dente

Muita gente, principalmente os jovens e adolescentes, morrem de medo de ter que usar aparelho de dente. Esse instrumento odontológico é algo bastante difundido entre as pessoas, utilizado num dos tratamentos mais comuns e eficientes para tratar a má oclusão dental e corrigir problemas de mordida, aumentando a qualidade de vida e evitando problemas nas mandíbulas.

Entre os motivos que fazem com que as pessoas tenham receio de utilizar aparelho de dente estão o desconforto estético, principalmente para a versão "metálica do aparelho", e a necessidade de ter que passar por manutenções periódicas no consultório do dentista. Apesar disso, seguir as recomendações dos profissionais pode facilitar muito esse processo e encurtar o período em que deverá utilizar aparelho de dente.

Como funciona o aparelho de dente

A maioria dos tipos de aparelho de dente funciona com os mesmos conceitos básicos. São estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que são tensionados por fios metálicos parecidos com arames, que lentamente exercem força para que os dentes se inclinem para a posição correta. Ambas estruturas são conectadas pelas borrachinhas, que podem ser coloridas ou não dependendo das preferências do paciente.

Existem outras modalidades de aparelho de dente que são considerados "estéticos", feitos em porcelana ou safira que camuflam o aparelho na boca do paciente, o tornando praticamente imperceptível a olho nu. Existem também os aparelhos auto-ligáveis, que dispensam o uso de borrachinhas e conectam os arcos diretamente nos bráquetes. Nesse caso, as consultas de manutenção servem apenas para alterar o diâmetro dos aros, cada vez mais adequados para a mordida do paciente.

O paciente também precisa tomar algumas atitudes para garantir o bom funcionamento do aparelho de dente e manter a boca limpa, são eles:

  • Escovar os dentes após cada refeição;
  • Higienizar corretamente o céu da boca;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Evitar alimentos excessivamente açucarados e desfiados.

Outros cuidados com aparelho de dente

Uma recomendação muito importante é não tentar consertar o aparelho sozinho caso ele se solte dos dentes ou rompa um dos arcos. Isso pode danificá-lo permanentemente e até machucar a boca do paciente. Para isso, marque uma consulta emergencial com um dentista para corrigir o problema, apenas ele pode realizar os reparos adequadamente.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho de dente:



aparelho de dente
aparelho de dente