tratamento ortodôntico

Tratamento ortodôntico: quando optar

Ter um sorriso lindo é o sonho de muita gente, mas os primeiros passos alcançar esse objetivo é cuidando dos dentes. O tratamento ortodôntico é indicado, normalmente, pelo dentista que já faz tratamentos mais rotineiros como limpeza e retirada de cáries. O ortodontista é o especialista responsável pela colocação do aparelho e por corrigir possíveis problemas que demandem a necessidade de utilizá-lo.

Para algumas pessoas ele é até considerado um acessório, mas a verdade é que o aparelho ortodôntico faz toda a diferença na busca por um sorriso bonito e por uma qualidade de vida melhor já que, além da parte estética, o tratamento ortodôntico é responsável por garantir dentes alinhados, melhorias na parte funcional como mordida. mastigação e até mesmo da fala, em alguns casos.

Tratamento ortodôntico e os cuidados com os dentes

Quando é iniciado o tratamento ortodôntico, os dentistas necessitam fazer uma limpeza profundas nos dentes, para evitar problemas futuros após a colocação da aparelhagem. É comum que os dentistas fazem a raspagem dos dentes para retirar o tártaro, verifiquem a existência de cáries, bem como o tratamento caso alguma seja encontrada e orientem sobre a boa higiene bucal.

Entretanto, ao colocar o aparelho físico, é comum que o paciente tenha dúvidas referente à higienização bucal, pois a limpeza se torna mais demorada. Para evitar o acúmulo de alimentos nos dentes é necessário:

  • Escovar os dentes após todas as refeições;
  • Utilizar o passador para utilizar o fio dental;
  • Passar enxaguante bucal;
  • Escovar a gengiva e a língua;
  • Utilizar escova interdental para limpar entre o dente e o fio do aparelho.

No tratamento ortodôntico a limpeza dos dentes é extremamente importante para que ele não seja interrompido. Por isso, caso haja a alguma dúvida em como fazer a higiene bucal adequada, o ideal é buscar por orientações dos dentistas

Onde fazer o tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico não apenas devolve a autoestima do paciente, ele trabalha a parte estética e trata problemas relacionados à dentição. Geralmente o dentista indica o melhor tratamento, sempre de acordo com as necessidades do paciente, por isso é importante buscar por uma clínica séria que ofereça profissionais qualificados para prestarem um excelente atendimento desde a primeira consulta.


Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento ortodôntico:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende tratamento ortodôntico: