ortodontia estética

O que é ortodontia estética

A ortodontia estética é utilizada na aplicação de aparelhos ortodônticos que tem um apelo mais estético e discreto que o convencional, como o aparelho transparente e o aparelho invisível. Ambas as opções são mais tecnológicas e possuem designs novos, ideais para pessoas que preferem algo discreto

Na ortodontia estética, os aparelhos são similares aos modelos mais tradicionais com os bráquetes, que são as pessoas de ferro coladas nos dentes e que sustentam o ferro que alinha os dentes, em cores brancas e até mesmo translúcidas. O tempo de utilização entre esses modelos estéticos e o tradicional são os mesmos, podendo variar dependendo do tratamento utilizado e pelos profissionais que os realizam. O ideal é sempre buscar por clínicas e por médicos que sejam especializados nessa vertente odontológica.

As vantagens da ortodontia estética

Na ortodontia estética, os bráquetes, que antes eram grandes peças que preenchiam os dentes, dão espaço a modelos mais novos de safira, que podem ser brancos ou translúcidos no modelo transparente. O mesmo ocorre com as borrachinhas coloridas, que são sempre brancas e transparente.Entre as vantagens do aparelho transparente é possível citar:

  • Mais discrição;
  • Aparelho resistente assim como os convencionais;
  • É indicado para diversos tipos de problemas na arcada dentária, como mordida cruzada, aberta e mandíbula desalinhada, por exemplo;
  • Não tem problemas relacionados a pigmentação.

Além do aparelho transparente, outro modelo se faz conhecido na ortodontia estética, o aparelho invisível, que é uma plaqueta transparente colocada nos dentes. Contudo, esse modelo trabalha apenas casos mais simples, como o desalinhamento dos dentes, oclusões leves, apinhamento moderado, entre outros problemas simples. Cada aparelho tem a sua função, e é dever do ortodontista indicar os melhores procedimentos ao paciente que procura tratamentos mais estéticos.

Busque por especialistas no assunto

A ortodontia estética vem ganhando um grande espaço nos últimos anos, principalmente para o público mais jovem que é extremamente ligado na aparência. Por isso é necessário buscar por profissionais qualificados e que orientem qual dos tratamentos ortodônticos se adequa perfeitamente às necessidades individuais de cada um, sempre prezando a discrição e qualidade de atendimento que o paciente precisa.


Regiões onde a Consulta Ideal atende ortodontia estética:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende ortodontia estética: