implante dentário

Implante dentário e seus vários tipos

O implante dentário veio para proporcionar ao paciente, além de um sorriso saudável, uma estética mais agradável a arcada dentária e a harmonia facial. Com o avanço da tecnologia no universo da implantologia, existem hoje diversas opções de implante dentário disponíveis nos consultórios odontológicos e que atendem os mais variados casos e necessidade.

O procedimento chamado de implante dentário nada mais é que a fixação de um pino de titânio no lugar da raiz do dente, esse pino metálico serve de apoio para a colocação de um novo dente. Uma vez que o pino de titânio realiza o papel de raiz do dente, garantindo estrutura, e esteja fixado na gengiva e maxilar, um novo dente artificial pode ser fixado para o início da construção de um novo sorriso. Além do benefício estético, ao proporcionar aos pacientes uma dentição novinha em folha, levantando a autoestima, os diferentes tipos de implante trazem uma melhoria na mastigação e na fala, garantindo benefícios a saúde.

Cuidados necessários com o implante dentário

O implante dentário é indicado para os casos em que o paciente perdeu ou precisou remover seu dente e raiz por completo e não há sustentação na arcada dentária para o uso de dentaduras, próteses e pontes. Em alguns casos é possível que haja um mínimo de sustentação, mas essas opções se tornam desconfortáveis, não garantem uma boa mastigação e afetam a saúde bucal do paciente.

De modo geral, no universo odontológico, existem três tipos de implante dentário comumente conhecidos: convencionais, curtos e zigomático. O primeiro tipo é o mais utilizado em clinicas e consultórios e é recomendado para pacientes com uma condição óssea considerada normal ou suficiente. O segundo tipo é recomendado para os pacientes nos quais existem pouca profundidade óssea, e que se faz necessário enxerto ou substituição óssea. Já o terceiro tipo é indicado aos pacientes em houve perda ou reabsorção óssea extensa e avançada. Muitos pacientes não sabem, mas é possível a colocação unitária do implante ou de vários dentes, tudo conforme a necessidade do paciente e a recomendação do dentista.

Independente dos tipos de implante dentário, o cuidado com no pós-operatório é fundamental. Algumas atitudes simples podem contribuir para uma recuperação saudável:

  • Respeitar a prescrição médica;

  • Utilizar gelo, para evitar inchaços;

  • Evitar movimentos bruscos e atividades físicas durante a semana pós-cirurgia;

  • Higiene oral constante;

Clínicas especializadas são fundamentais para tratamento eficaz

Para conhecer os melhores tipos de implante dentário e descobrir qual a técnica que mais recomendada para o paciente, é necessário contar com bons profissionais e consultórios que deem o suporte necessário ao longo do tratamento.

O grupo Ideal Trends, atua há mais de duas décadas no país, e conta com clínicas parceiras em todos os estados brasileiros para promover o acesso a saúde bucal de qualidade.


Regiões onde a Consulta Ideal atende implante dentário:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende implante dentário: