facetas de porcelana

Dentes brancos e alinhados com as facetas de porcelana

A preocupação com a saúde e a aparência dos dentes é comum entre as pessoas, por isso, procedimentos com a colocação das facetas de porcelana têm se tornado cada vez mais comuns. Essa técnica tem como objetivo corrigir dentes que tenham uma aparência considerada desagradável pelo paciente e é realizado no consultório odontológico, modificando fatores como cor, manchas, tamanho e posição indesejada.

O procedimento padrão para as facetas de porcelana é normalmente colocá-las apenas nos dentes da frente, mas em casos em que há um contraste muito grande entre a cor das facetas e a cor natural dos dentes, pode ser que o dentista recomende que elas sejam colocadas até os pré-molares e também nos dentes inferiores, para que não haja um contraste de cor muito grande e nem estranhamento por parte do paciente.

Fabricação e aplicação das facetas de porcelana

Para colocação das facetas de porcelana, é necessário que o paciente vá previamente até o consultório odontológico para que seja feita uma avaliação do estado de saúde bucal daquele indivíduo. Após isso, é feita a moldagem dos dentes que pode ser tanto computadorizada quanto manualmente para então fabricar o molde que será utilizado para confecção das facetas de porcelana. O material utilizado para a fabricação dessas facetas é dissilicato de lítio, que costuma ser mais resistente que outros materiais e por isso pode ser confeccionada em diferentes espessuras.

Com as facetas de porcelana já prontas, é então realizada a colocação. Para isso, é realizada antes a prova para ver se elas estão de acordo com as vontades do cliente e, após isso, a preparação para que os dentes possam receber as facetas. A preparação dos dentes consiste na realização de um pequeno desgaste, de leve a moderado, na região vestibular do dente. Nesses casos, não se utiliza anestesia, a não ser que o desgaste seja profundo a ponto de alcançar a dentina, que é a camada sensível do dente. Normalmente, as facetas de porcelana são utilizadas para corrigir problemas como:

  • Cor inadequada;

  • Posição dos dentes;

  • Tamanho;

  • Textura (rachaduras e quebras);

  • Afastamento.

Cuidados com os dentes

Após colocação das facetas de porcelana é necessário realizar a manutenção periodicamente para garantir que elas não sejam danificadas com o tempo. Quando colocadas corretamente e avaliadas pelo dentista com regularidade, o normal é que as facetas durem até mesmo pelo resto da vida do paciente, sendo um método prático e eficaz de garantir dentes brancos e alinhados, além de dar segurança para o usuário já que não há risco delas se soltarem.


Regiões onde a Consulta Ideal atende facetas de porcelana:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende facetas de porcelana: