faceta dental

Faceta dental: técnica odontológica para quem deseja um lindo sorriso

A faceta dental, ou como também é conhecida, a lente de contato para dentes, é um procedimento que tem se popularizado e ganhado cada vez mais adeptos e admiradores que veem no procedimento uma ótima oportunidade de conquistar o sorriso dos sonhos de forma prática e sem dor.

Dentes amarelados e desalinhados têm sido motivo de vergonha e baixa autoestima para muitas pessoas há anos e, por isso, o segmento odontológico tem se empenhado cada vez mais para que pessoas tenham acesso a técnicas que devolvam sua vontade de sorrir, como a por exemplo a colocação da faceta dental, que é um procedimento minimamente invasivo, que atinge apenas a camada mais superficial dos dentes.

Como é colocada a faceta dental?

A faceta dental é um laminado extra fino que cobrirá a parte frontal dos dentes, podendo ser fabricada de porcelana ou resina. A escolha por qual material será utilizado em um determinado paciente é feita juntamente com o dentista e irá depender muito da avaliação e objetivo do procedimento. Para colocação da faceta dental, são necessárias algumas sessões no consultório antes do procedimento, que tem como objetivo identificar a situação do paciente e determinar qual será a cor, tamanho e posição das suas lentes, visto que o laminado a ser colocado precisa combinar com o rosto, lábio e outras características da pessoa. Após ter isso decidido, a boca do paciente é escaneada por uma câmera 3D para que o novo sorriso seja desenhado no computador.

A colocação da faceta dental é feita com um adesivo líquido, como uma espécie de cola, porém, antes disso é necessário fazer a preparação, que consiste em um pequeno desgaste da superfície dos dentes para que haja uma melhor adesão. Normalmente, não é necessária anestesia, porém pode acontecer em casos em que o desgaste alcança os tecidos responsáveis pela sensibilidade.

Normalmente a faceta dental é procurada por pessoas que têm como objetivo corrigir:

  • Cor;

  • Tamanho;

  • Posição;

  • Pequenas lascas ou quebra do dente;

  • Afastamento;

  • Forma.

Quem pode colocar a faceta dental?

Normalmente a faceta dental pode ser colocada por qualquer pessoa. No entanto, antes de qualquer procedimento é necessário que o indivíduo faça uma avaliação no consultório odontológico para que o dentista avalie se esse procedimento é realmente o mais indicado e se os dentes estão aptos para receber as lentes. Em casos de problemas de saúde bucal, o mais indicado é a realização do tratamento para que, além de um bom resultado estético, o paciente não sofra também com agravamento da saúde bucal.


Regiões onde a Consulta Ideal atende faceta dental:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende faceta dental: