branqueamento dental

O branqueamento dental e seus benefícios

Cada vez mais pessoas procuram o branqueamento dental para realizarem o sonho do sorriso perfeito, algo que pode ir muito além apenas da questão da estética, trazendo sensação de bem-estar e, até mesmo, mais sucesso profissional, uma vez que um sorriso confiante é um ótimo cartão de visitas e diz muito sobre uma pessoa. Esse tipo de procedimento estético pode ser feito de diferentes maneiras, entregando um sorriso mais branco.

Para diminuir o tom amarelo dos dentes e deixá-los os mais claros possíveis, o branqueamento dental se utiliza de algumas substâncias químicas para dar uma aspecto mais novo a eles. Dentre essas substâncias, se destaca o oxigênio, originário do composto químico peróxido de hidrogênio, ou seja, a popular e conhecida por todos água oxigenada, ou de carbamida. Substâncias como essa, aliadas a muitas outras, têm o poder de tornar os dentes menos escuros, quando aplicadas neles por um dentista competente.

O funcionamento do branqueamento dental

O branqueamento dental pode ser feito de três maneiras distintas, todas com os mesmos resultados e simples de serem realizadas, não necessitando de intervenções mais complexas e difíceis. O branqueamento feito com gel clareador é uma delas. Nessa versão do procedimento, o branqueamento é feito em sessões nas quais o dentista aplica nos dentes do paciente um gel composto de diversas substâncias, por um período determinado de tempo. O branqueamento dental a laser é outra maneira, sendo feito, na verdade, com luz de LED. Por fim, há o branqueamento híbrido, que mistura as duas formas anteriores.

Os dentes se tornam mais escuros naturalmente com o passar dos anos. Isso porque o esmalte, sua camada mais superficial, é cheia de minúsculos poros, onde os alimentos que consumimos vão se acumulando com o tempo, deixando o dente menos claro. Os dentes possuem uma coloração que podem variar numa escala de tons que vai de A até D, e o branqueamento dental é capaz de clareá-los em até dois tons.

Dentre os muitos benefícios do branqueamento dental, se encontram:

  • Aspecto mais saudável e brilhante dos dentes;
  • Confiança maior ao sorrir;
  • Bem-estar com a própria aparência;
  • Resgate da autoestima.

Cuidados e contraindicações do branqueamento dental

Como todo procedimento estético, o branqueamento dental deve ser feito com um profissional capacitado, que utilize as técnicas e ferramentas apropriadas, além de realizar exames com o paciente antes de fazer o procedimento. Também é essencial lembrar que o branqueamento não é indicado para grupos de pessoas como gestantes, pessoas alérgicas às substâncias utilizadas no procedimento, crianças e adolescentes abaixo dos 15 anos, dentre outros.


Publicações Relacionadas


Regiões onde a Consulta Ideal atende branqueamento dental:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende branqueamento dental: