aparelho para dentes

O que é aparelho para dentes

O aparelho para dentes é uma das formas mais tradicionais de correção dos dentes, da mordida e demais problemas que possam influenciar na mastigação e mandíbula dos pacientes. Existem diversos tipos e formatos de aparelho que se são destinados para funções diferentes, podendo ou não ser usados em conjunto para alcançar o objetivo final que é a melhora da estética e saúde bucal.

O aparelho para dentes fixo é uma das variações mais comuns de aparelhos ortodônticos, tanto por uso estético quanto pela sua funcionalidade, já que ele é responsável por fazer movimentar os dentes e alinhar, pelo encaixe correto da arcada dentária e pela mastigação. Apenas um ortodontista, dentista especialista em aparelho dentário, é capaz de dizer se existe ou não a necessidade de iniciar um tratamento com aparelhos, por isso é importante buscar clínicas de confiança.

Aparelho para dentes x higienização

A higienização bucal é ação extremamente importante e que se deve ser feita diariamente para evitar problemas como mau-hálito, tártaro e cáries, além de evitar tratamentos mais invasivos como o canal ou a própria extração do dente. Quando o paciente inicia um tratamento com o aparelho para dentes, essa limpeza se torna mais difícil pois pode haver acúmulo de sujeira entre os dentes e a aparelhagem. Para evitar esse tipo de problema o paciente deve se atentar com limpeza diária dos dentes com ações como:

  • Escovação: escovar os dentes, gengiva e língua;
  • Fio dental: passar o fio dental entre os dentes para retirar os restos de comida;
  • Enxaguante bucal: auxilia na limpeza e traz frescor ao hálito;
  • Escova unilateral: é utilizada por quem tem aparelho fixo para limpar entre o fio de ferro e o dente;
  • Passador de fio dental: também utilizado por quem tem aparelho fixo para auxiliar na utilização do fio dental.

A recomendação é que a higienização dos dentes seja feita pelo menos 3 vezes ao dia ou após cada refeição. Caso haja alguma dúvida de como fazer a higienização quando se usa o aparelho para dentes, o ideal é conversar com o ortodontista que faz o tratamento.

Onde colocar aparelho para dentes

Buscar por um sorriso mais branco e alinhado é o objetivo de muitas pessoas. Entretanto, antes de colocar o aparelho para os dentes, é necessário entrar em contato com ortodontistas especialistas no assunto, pois, além de ser uma questão estética, a colocação do aparelho está ligada diretamente na melhoria da saúde bucal.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho para dentes:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho para dentes: