aparelho ortodôntico transparente

Vantagens do aparelho ortodôntico transparente

Pesquisar a respeito de aparelho ortodôntico transparente é algo muito interessante para quem suspeita que terá que passar por este tratamento ou teve a necessidade diagnosticada por um dentista. O maior temor de usar aparelho tem a ver com o desconforto causado por sua aparência, e esse aparelho do tipo estético pode ajudar nesse sentido.

O aparelho ortodôntico transparente é fabricado com safira ou porcelana, materiais que são de tonalidade muito parecida com os dentes e até translúcidos, de forma que a estrutura se "camufle" na boca do paciente e se torne imperceptível a olho nu pelas pessoas que estão em volta.

Importante mencionar que o aparelho ortodôntico transparente tem um diferencial apenas estético, funcionando da mesma forma que os aparelhos convencionais e sendo indicado para as mesmas situações para corrigir o posicionamento dos dentes.

Como funciona o aparelho ortodôntico transparente

O aparelho ortodôntico transparente funciona com estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente e que no caso de aparelho fixo são coladas com uma resina especial em cada um. Os bráquetes são tensionados pelos arcos, responsáveis por lentamente reposicionar os dentes na posição projetada pelo dentista.

Na maioria dos casos, ambas estruturas são conectadas pelas borrachinhas que podem ser coloridas de acordo com os gostos do cliente. O aparelho ortodôntico transparente também pode ser fabricado do tipo auto-ligado, de forma que os bráquetes e os arcos sejam ligados diretamente um no outro, dispensando as borrachinhas.

De qualquer forma, o tratamento com aparelho ortodôntico transparente exige idas periódicas ao dentista para manutenção e acompanhamento, além de ser necessário alguns cuidados pessoas do paciente, entre eles estão:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Evitar alimentos pegajosos e desfiados;
  • Prestar bastante atenção na limpeza do céu da boca.

Esse tipo de aparelho compensa?

Por ser feito com materiais importados, o aparelho ortodôntico transparente acaba tendo um custo mais elevado do que os convencionais, de forma que muitos convênios não ofereçam cobertura para esse tipo. Por outro lado, é impossível quantificar a melhora da autoestima com esse tipo de aparelho, de forma que qualquer detalhe que possa facilitar o tratamento já compense o investimento.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico transparente:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico transparente: