aparelho ortodôntico porcelana

Os benefícios do aparelho ortodôntico porcelana

O aparelho ortodôntico porcelana é uma ótima alternativa para os que tem receio de passar por este tratamento por causa do desconforto estético que a aparência metálica pode causar. Como esse tratamento é feito majoritariamente em jovens, a preocupação com a discrição é ainda maior por questão de vaidade e insegurança.

O principal diferencial do aparelho ortodôntico porcelana é que o material com que é fabricado é de coloração semelhante a dos dentes, de forma que a estrutura se esconda na boca do paciente e seja praticamente invisível a olho nu pelas pessoas ao redor, trazendo muito menos exposição.

Apesar da diferença no material de confecção, o aparelho ortodôntico porcelana funciona da mesma forma que os aparelhos convencionais, não possuindo contraindicações e sendo igualmente eficiente nos tratamentos que exigem o uso da estrutura.

Como funciona o aparelho ortodôntico porcelana

O aparelho ortodôntico porcelana tem seu funcionamento com estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que sofrem a ação de arcos, responsáveis por aplicar tensão nos bráquetes e lentamente reposicionarem os dentes na postura correta projetada pelo dentista responsável.

Na maioria dos casos, as duas estruturas são conectadas pelas borrachinhas, que podem ou não ser coloridas de acordo com os gostos do paciente. O aparelho ortodôntico porcelana também pode ser do tipo auto-ligado, que dispensa tais borrachinhas e liga os arcos diretamente nos bráquetes.

O tratamento com aparelho ortodôntico porcelana exige consultas periódicas com o dentista para manutenção do aparelho, mas também exige que o paciente tenha alguns cuidados no seu dia a dia. São eles:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Tomar bastante cuidado com a limpeza do céu da boca;
  • Uso diário de fio dental;
  • Evitar alimentos muito duros, desfiados e pegajosos.

Quanto custa um aparelho estético?

Por ser feito com materiais importados, o aparelho ortodôntico de porcelana tem um custo um pouco mais elevado do que os convencionais de metal, visto que estes podem ser obtidos com mais facilidade no Brasil. É complicado mensurar o quanto de ganho de auto-estima é possível ter com este tipo de aparelho, mas se tornar o tratamento mais simplificado e fácil para o paciente é um investimento que certamente vale a pena.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico porcelana:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico porcelana: