aparelho ortodôntico lingual

Dicas de aparelho ortodôntico lingual

O aparelho ortodôntico lingual está entre os mais modernos tipos de aparelho para corrigir problemas de má oclusão dental e de desalinhamento dos dentes que existe. Seu grande diferencial é que ele é colocado na parte de dentro dos dentes, de forma que não seja possível ser visto por um observador externo pois fica escondido na boca.

O principal diferencial do aparelho ortodôntico lingual para os aparelhos estéticos é que ele pode ser fabricado com o mesmo material que os aparelhos convencionais, não exigindo a importação de matérias-primas como safira e porcelana apropriadas para isso, tornando o processo de fabricação e instalação mais simples.

O uso de aparelho ortodôntico lingual deve ser supervisionado por um dentista qualificado, de forma que avalie se o paciente tem condições de utilizar esse tipo de estrutura e apresentando as opções ao paciente.

Funcionamento do aparelho ortodôntico lingual

Assim como os aparelhos convencionais, o aparelho ortodôntico lingual funciona com bráquetes, um para cada dente, que são interligados pelos arcos de metal que exercem tensão nos dentes para que lentamente se reposicionem na postura imaginada pelo dentista. Importante mencionar que esse aparelho só pode ser fixo, colado com uma resina especial nos dentes.

Uma diferença para os tipos convencionais é que o aparelho ortodôntico lingual é sempre fabricado da forma auto-ligado, que não usa as borrachinhas e conecta os bráquetes diretamente nos arcos. Por ficar na região interna dos dentes, o cuidado com a manutenção e limpeza dos dentes deve ser ainda maior pois esta área é de difícil acesso pelo paciente.

Entre os cuidados necessários para preservar a saúde bucal num tratamento com aparelho ortodôntico lingual estão:

  • Higienizar o céu da boca a cada refeição;
  • Limpar o aparelho com muito cuidado todos os dias;
  • Evitar alimentos desfiados e pegajosos;
  • Usar fio dental diariamente.

A adaptação a esse tipo de aparelho

Por ser algo tão próximo da língua, o aparelho ortodôntico lingual pode provocar alguns cortes e machucados nela durante o período de adaptação, além de dificultar um pouco a fala durante esse tempo. As melhores dicas nesse período são estar em contato constante com o dentista e tomar muito cuidado na mastigação e na escovação, dessa forma em poucas semanas o contato com o aparelho será natural e satisfatório.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico lingual:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico lingual: