aparelho ortodôntico invisível

As características do aparelho ortodôntico invisível

O que mais incomoda quem precisa utilizar aparelho de dente, além de ter que passar por um período de incômodos e adaptação, é a aparência metálica desconfortável dele. Por isso, utilizar o aparelho ortodôntico invisível é algo que pode resolver nessa questão, visto que sua estrutura é muito mais discreta.

O aparelho ortodôntico invisível é feito com porcelana ou safira, materiais que apresentam coloração parecida com a dos dentes, de forma que seja possível "camuflar" o aparelho na boca do paciente, fazendo com que passe despercebido por muitas pessoas que não conseguem perceber que o paciente está com ele.

Um detalhe importante é que o aparelho ortodôntico invisível não tem nenhuma diferença no tratamento que oferece, sendo indicado para os mesmos casos e com os mesmos efeitos. No geral, sua diferença é apenas estética.

Funcionamento do aparelho ortodôntico invisível

Assim como nos aparelhos mais utilizados, o aparelho ortodôntico invisível funciona com bráquetes, um para cada dente, que são tensionados pelos arcos, responsáveis por lentamente reposicionar os dentes para a postura projetada pelo dentista responsável, corrigindo os problemas de mordida.

Como a intenção do uso do aparelho ortodôntico invisível é camuflar a estrutura na boca do paciente, é recomendável que ele seja fabricado do tipo auto-ligado, que dispensa as borrachinhas para conectar os bráquetes aos arcos. Dessa forma, a estrutura fica mais simples, algo que permite sessões de manutenção apenas para troca do diâmetro dos arcos conforme o tratamento vá progredindo.

Também é importante no tratamento com aparelho ortodôntico invisível que o paciente conserve alguns cuidados, principalmente se ele for fixo. Tais como:

  • Uso diário de fio dental;
  • Evitar alimentos desfiados e pegajosos;
  • Higienizar o céu da boca após cada refeição;
  • Limpar o aparelho com cuidado em cada escovação.

Manutenção do aparelho em casos emergenciais

Saiba que se o aparelho ortodôntico invisível se romper ou descolar do dente, o paciente deve procurar um dentista o mais rápido possível. Não se deve tentar consertar a estrutura por conta própria, visto que isso pode danificar permanentemente o aparelho e até machucar a boca. Sempre procure um profissional nessas situações, apenas ele pode efetuar o reparo corretamente.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico invisível:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico invisível: