aparelho ortodôntico

As características do tratamento com aparelho ortodôntico

Muita gente morre de medo de ter que usar aparelho ortodôntico, majoritariamente por dois motivos. O primeiro deles é porque a estrutura causa certo desconforto no cotidiano do paciente, principalmente no período de adaptação. O segundo é que a aparência do aparelho é desagradável para muitos, o que causa certa vergonha estética.

Apesar disso, o tratamento com aparelho ortodôntico é muito comum nos consultórios do dentista, principalmente em adolescentes e jovens. Ele é indicado principalmente para corrigir problemas de má oclusão dental, que são dentes que nascem fora da postura ideal e podem provocar uma mordida imperfeita.

Fazer o tratamento com aparelho ortodôntico é indispensável nesses casos, visto que ter dentes na posição incorreta pode ajudar a desenvolver problemas nos maxilares, como disfunção na articulação temporo-mandibular (ATM) e de mordida cruzada.

Como funciona o aparelho ortodôntico

Todo tipo de aparelho ortodôntico tem um funcionamento parecido. É com estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente que são interligadas por arcos de metal, muito parecidos com arames. Os arcos são os responsáveis por exercer tensão nos bráquetes de forma que os dentes sejam lentamente reposicionados na postura projetada pelo dentista responsável.

Nos aparelhos mais convencionais, ambas estruturas são ligadas por borrachinhas que podem ser ou não coloridas de acordo com as preferências dos pacientes. Também existe aparelho ortodôntico chamado de "auto-ligado", que liga diretamente ambas estruturas e dispensa o uso das borrachinhas.

Durante um tratamento com aparelho ortodôntico é importante preservar alguns cuidados, além de obedecer o cronograma de visitas de manutenção e acompanhamento ao consultório do dentista. São eles:

  • Evitar alimentos muito duros, pegajosos ou desfiados;
  • Limpar corretamente o aparelho todos os dias;
  • Higienizar o céu da boca após cada refeição;
  • Usar fio dental diariamente.

O que fazer caso o aparelho quebre

Uma situação importante é caso o aparelho ortodôntico se rompa ou descole do dente, em caso de aparelho fixo. Nesses casos, recorra a um dentista em caráter emergencial, visto que se tentar fazer o conserto por conta própria o paciente pode danificá-lo permanentemente e até se machucar. O correto nessas situações e durante o período de adaptação é sempre recorrer ao profissional.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico: