aparelho odontológico

Dicas para tratamento com aparelho odontológico

Muita gente morre de medo de ter que usar aparelho odontológico, tanto pelo desconforto que a estrutura traz para o dia a dia quanto pela aparência considerada desagradável por muitos. Apesar disso, o tratamento com aparelho é algo indicado para muitas pessoas, especialmente comum na juventude e na pré-adolescência.

O aparelho odontológico é o método mais eficaz de corrigir problemas de má oclusão dental, quando os dentes nascem com a postura incorreta e podem provocar uma mordida imperfeita. Esse tipo de tratamento ajuda a melhorar a qualidade de vida no futuro, por isso é utilizado majoritariamente nos jovens visando evitar condições ruins na vida adulta.

Entre os problemas que são evitados com o uso de aparelho odontológico estão as disfunções na articulação temporo-mandibular (ATM) e a mordida cruzada, além de permitir uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Como funciona o aparelho odontológico

Seja lá qual for o tipo de aparelho odontológico, o funcionamento em geral segue os mesmos conceitos. Ele é composto de pequenas estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que são conectadas entre si por arcos de metal semelhantes a arames, responsáveis por aplicar tensão nos dentes e lentamente reposicioná-los para a postura projetada pelo dentista responsável.

Na maioria dos casos, ambas estruturas do aparelho odontológico são conectadas com as borrachinhas, que podem ser ou não coloridas de acordo com as preferências do paciente. Durante o tratamento, são necessárias diversas idas ao consultório do dentista para trocar tais borrachinhas e manter a força elástica delas.

Além de visitar o consultório do dentista na frequência indica, o paciente também precisa seguir algumas recomendações em casa e no cotidiano tais como:

  • Limpar cuidadosamente o aparelho odontológico todos os dias;
  • Higienizar o céu da boca após cada refeição;
  • Uso diário de fio dental;
  • Evitar alimentos pegajosos e desfiado.

Variações estéticas para aparelho odontológico

Visando minimizar o desconforto estético causado pelo aparelho, existem algumas opções como o auto-ligado, que dispensa as borrachinhas e permite uma estrutura mais simples. Além dele, há os fabricados em porcelana e safira, materiais de tonalidade e coloração semelhantes aos dentes que permitem que ele se camufle na boca. Um detalhe é que esses aparelhos costumam ser mais caros, pois são feitos com materiais importados e processos diferenciados.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho odontológico:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho odontológico: