aparelho nos dentes

Usos e funcionamento do aparelho nos dentes

Muitas pessoas morrem de medo de ter que usar aparelho nos dentes, seja por causa do desconforto que o período de adaptação ao aparelho causa ou pelo desconforto estético que ele proporciona, principalmente por causa de sua aparência que muitas vezes pode render o apelido de "sorriso metálico".

O uso de aparelho nos dentes é algo muito comum entre os tratamentos oferecidos pelos dentistas, visto que muitas pessoas desenvolvem problemas de má oclusão dental e de mordida. Esse tratamento é necessário na maioria das vezes durante a juventude de uma pessoa, de forma que a dentição seja corrigida para permitir uma maior qualidade de vida na idade adulta.

Entre os problemas que podem ser desenvolvidos caso o uso de aparelho nos dentes seja negligenciado estão a mordida cruzada e disfunções nos maxilares.

Como funciona o aparelho nos dentes

Todo tipo de aparelho nos dentes funciona com o mesmo conceito básico de lentamente reposicionar os dentes para a postura projetada pelo dentista responsável. Isso é feito através de estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que são tensionadas por arcos, responsáveis por esse movimento. Ambas estruturas são ligadas pelas borrachinhas, que podem ser ou não coloridas de acordo com as preferências do paciente.

Existem tipos de aparelho nos dentes chamados de auto-ligáveis que dispensam as borrachinhas e ligam os bráquetes diretamente nos arcos. Existem também os aparelhos denominados estéticos que são fabricados em porcelana ou safira com a intenção de torná-lo imperceptível na boca do paciente.

Para que o tratamento com aparelho nos dentes ocorra de forma correta, o paciente precisa tomar alguns cuidados para isso. São eles:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Limpar corretamente o céu da boca;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Evitar alimentos desfiados ou pegajosos.

Aparelho fixo ou móvel?

Apenas um dentista pode diagnosticar qual tipo de aparelho nos dentes o paciente precisa para correção da postura dental. Em muitos casos, é necessário usar os dois tipos de aparelho para que tudo ocorra da melhor forma possível. Muitas vezes o cliente é consultado sobre o interesse de utilizar os tipos, sendo que o móvel é preferência pois pode ser removido para as refeições e na hora de dormir, facilitando a adaptação.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho nos dentes:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho nos dentes: