aparelho lingual

Os benefícios do aparelho lingual

Já pensou se existisse um aparelho que ficasse do lado de dentro da boca de forma que não fosse exposto na superfície externa dos dentes? É assim que funciona o aparelho lingual, uma estrutura que é colocada na parte interior dos dentes quase que em contato com a língua, de onde ele herdou a nomenclatura.

Diferentemente do aparelho estético, o aparelho lingual não exige materiais para a sua fabricação, de forma que ele pode ser feito da mesma forma que os convencionais de metal, algo que não incomoda esteticamente o cliente pois ele fica localizado em um local que não é visível por outras pessoas.

O aparelho lingual tem os mesmos efeitos que os outros tipos, atuando para alinhar os dentes de pessoas que apresentam má oclusão dental e que precisam colocar os dentes na postura correta.

Tratamento e cuidados com o aparelho lingual

O primeiro passo para utilização do aparelho lingual é se consultar com um dentista. A preferência é pelos profissionais da ortodontia, o ramo da odontologia que estuda a posição correta dos dentes e que desenvolve tratamentos como o com aparelhos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O funcionamento do aparelho lingual é da mesma forma que os demais. São utilizados bráquetes, estruturas coladas em cada dente com uma resina especial e resistente que são interligadas com arcos de metal, parecidos com arames. Os arcos são responsáveis por aplicar a tensão nos dentes e lentamente mover os dentes para o posicionamento correto.

Por ser do lado de dentro da boca, o aparelho lingual além de exigir mais sessões de manutenção exige que o paciente tome alguns cuidados tais como:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Evitar alimentos desfiados e pegajosos;
  • Prestar atenção na limpeza do céu da boca.

Se adaptando ao aparelho lingual

Apesar das vantagens estéticas em relação aos aparelhos convencionais, esse tipo de aparelho exige mais cuidados para que a adaptação ocorra normalmente. Nos primeiros dias é normal apresentar machucados na língua e dificuldades para falar, mas seguindo as recomendações dos profissionais é possível se adaptar rapidamente a estrutura e conviver normalmente com ela.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho lingual:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho lingual: