aparelho invisível

As funcionalidades do aparelho invisível

Já pensou se existisse um aparelho invisível para corrigir problemas de má oclusão dental? Saiba que ele existe e tem gerado cada vez mais interesse nas pessoas que precisam passar por este tipo de tratamento, visto que muitos se incomodam bastante com o aspecto estético dos aparelhos metálicos que causam certo desconforto.

O aparelho invisível é feito com porcelana ou safira, materiais de coloração e tonalidade muito parecidas com a dos dentes, de forma que seja possível escondê-lo na boca do paciente, deixando-o praticamente invisível para olho nu. Além disso, ele funciona da mesma maneira que os convencionais e corrige os mesmos tipos de problema.

Um detalhe importante é que o aparelho invisível é feito com materiais importados, coisa que faz com que seu preço seja um pouco maior do que os regulares feitos de metal.

Como funciona o aparelho invisível

Assim como todo tipo de aparelho, o aparelho invisível funciona com estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente que são tensionas por arcos específicos que lentamente reposicionam os dentes na postura correta programada pelo dentista responsável. Caso o aparelho seja fixo, ele é colado nos dentes com uma resina específica que é muito resistente.

Essas duas estruturas são ligadas na maioria dos casos pelas borrachinhas, que podem ser coloridas ou não e exigem manutenção periódica para que mantenham sua força elástica. O aparelho invisível também pode ser auto-ligável, que dispensa as borrachinhas e liga os arcos diretamente nos bráquetes, exigindo manutenção apenas para trocar o diâmetro do arco durante a progressão do tratamento.

Apesar das sessões de manutenção, o paciente precisa tomar alguns cuidados para conservar o aparelho invisível, são eles:

  • Higienizar os dentes após cada refeição;
  • Prestar atenção na limpeza do céu da boca;
  • Escovar os dentes três vezes ao dia;
  • Usar fio dental diariamente.

Se adaptando ao aparelho

O começo do tratamento com aparelho invisível pode ser de bastante incômodo para adaptação ao cotidiano. No primeiro dia, é normal ter dificuldade para falar e até para escovar os dentes, sempre com muito cuidado. Além disso, evite alimentos que podem ficar presos no aparelho como os pegajosos e desfiados, além dos excessivamente duros.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho invisível:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho invisível: