aparelho fixo transparente

Saiba mais sobre aparelho fixo transparente

O uso de aparelho fixo transparente é algo que tem ganho cada vez mais interessados, visto que esse tipo de aparelho tira do processo algo que incomoda muito as pessoas que é a aparência estética dele, algo que é visto até de modo pejorativo com o uso do apelido "sorriso metálico".

No caso do aparelho fixo transparente, ele é fabricado em porcelana e safira, materiais de coloração muito parecida com a dos dentes, de forma que seja possível camuflar o aparelho dentro da boca do paciente, tornando-o praticamente invisível a olho nu para outras pessoas.

Importante mencionar que apesar de ser esteticamente muito diferente dos aparelhos comuns, o aparelho fixo transparente é utilizado nos mesmos cenários e tem a mesma função de reposicionar os dentes para a postura correta, não tendo contra-indicações em seu uso para ninguém.

Como funciona o aparelho fixo transparente

O aparelho fixo transparente funciona com bráquetes, um para cada dente que são tensionados por arcos, responsáveis por lentamente moverem os dentes para a postura correta projetada pelo dentista responsável. Por ser fixo, os bráquetes são colados nos dentes com uma resina específica e muito resistente.

Outra variação do aparelho fixo transparente é o autoligável. Nos convencionais, os arcos e os bráquetes são conectados com as borrachinhas, mas no autoligável essas duas estruturas são ligadas diretamente. Dessa forma, as sessões de manutenção com o dentista incluem apenas a troca dos arcos, alterando o diâmetro conforme o paciente vá progredindo no tratamento.

Apesar das visitas ao consultório serem frequentes durante o tratamento com aparelho fixo transparente, o paciente precisa tomar algumas atitudes durante esse processo, tais como:

  • Evitar alimentos desfiados e pegajosos;
  • Higienizar o céu da boca após cada refeição;
  • Escovar os dentes três vezes ao dia;
  • Uso diário de fio dental.

O que fazer em caso de aparelho danificado

Se o aparelho fixo transparente se soltar do dente ou algum de seus arcos se romper, vá ao dentista o mais rápido possível. Apenas o profissional pode efetuar o reparo corretamente, sendo altamente desaconselhável tentar fazer isso por conta própria. Isso pode danificar permanentemente o aparelho, além de machucar a boca do paciente.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho fixo transparente:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho fixo transparente: