aparelho dentário móvel

Como funciona o aparelho dentário móvel

O uso de aparelho dentário móvel muitas vezes é o suficiente para corrigir problemas de má oclusão dental e de mordida imperfeita, mas em outras pode ser a etapa final do processo após alguns meses de uso de aparelho fixo. O móvel tem o benefício de poder ser removido durante refeições e na hora de dormir, facilitando bastante o processo de adaptação e convivência a ele.

A maior parte das pessoas teme utilizar aparelho de dente majoritariamente por dois motivos: o desconforto estético causado pela aparência dele e o desconforto que seu uso pode causar no dia a dia. No caso do aparelho dentário móvel, o desconforto é suavizado e ele pode ser também da modalidade estética, feito com safira ou porcelana e que é muito mais discreto na boca do paciente sem o aspecto metálico.

Uso e cuidados do aparelho dentário móvel

Apenas um dentista poderá averiguar se uma pessoa que precisa de aparelho poderá utilizar apenas o aparelho dentário móvel em seu tratamento. A especialização da odontologia que trata essa condição é a da ortodontia, ramo que estuda a posição correta do dente para que cada paciente tenha uma melhor condição de vida.

O aparelho dentário móvel funciona da mesma forma que os outros, com bráquetes e arcos que se interligam de forma a aplicar tensão nos dentes do paciente, para que dessa forma eles sejam lentamente reposicionados para a postura correta projeta pelo dentista responsável.

Idas ao dentista para manutenções são padrão nesses tratamentos, embora alguns cuidados com aparelho dentário móvel devam ser tomados pelo paciente. São eles:

  • Preservar o aparelho fora da boca em líquido apropriado;
  • Evitar balas e chicletes;
  • Higienizar o aparelho corretamente todos os dias;
  • Prestar atenção extra na limpeza do céu da boca.

O que fazer caso o aparelho se quebre

É normal que o aparelho dentário móvel se danifique, principalmente pelo rompimento dos arcos. Nessas situações, o mais indicado é recorrer a um dentista em caráter emergencial, visto que tentar consertá-lo por conta própria pode danificar o aparelho permanentemente e até machucar a boca do paciente. Sempre recorra ao profissional nesses casos.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho dentário móvel:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho dentário móvel: