aparelho dentário estético

As vantagens do aparelho dentário estético

Procurar informações a respeito de aparelho dentário estético é algo muito interessante para quem terá que passar por este tipo de aparelho. Além dos desconfortos para se adaptar a um aparelho, o desconforto gerado por sua aparência metálica incomoda a muitos, portanto uma opção dessas é muito bem vinda para minimizar a dificuldade em seu uso.

O aparelho dentário estético é feito com materiais brancos ou translúcidos, como safira e porcelana, de forma que o aparelho seja feito de coloração muito parecida com os dentes permitindo que ele se "camufle" na boca do paciente e seja praticamente imperceptível a olho nu.

Um detalhe importante é que o aparelho dentário estético é um pouco mais caro do que os aparelhos convencionais pois os materiais são importados, mas funciona da mesma forma que os convencionais.

Como funciona o aparelho dentário estético

O aparelho dentário estético é utilizado para corrigir problemas de má oclusão dental e de mordida incorreta, de forma que é utilizado por um período longo para lentamente reposicionar os dentes na postura correta imaginada pelo dentista. Todo aparelho é feito sob medida e pode ser fixo ou móvel, dependendo das necessidades do paciente.

O funcionamento do aparelho dentário estético é com estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente e que são tensionadas por arcos, responsáveis por darem o posicionamento correto para os dentes. As estruturas são unidas pelas borrachinhas, que podem ser ou não coloridas. No caso dos aparelhos auto-ligados, os arcos são ligados diretamente nos bráquetes.

O paciente que estiver em um tratamento com aparelho dentário estético precisa obedecer o cronograma de manutenção do dentista, além de tomar alguns cuidados como:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Evitar alimentos desfiados ou pegajosos;
  • Limpar corretamente o céu da boca todos os dias;
  • Uso diário de fio dental.

O que fazer caso o aparelho se quebre

Se o aparelho dentário estético se romper ou se soltar do dente (no caso de aparelho fixo) uma consulta emergencial deve ser marcada o mais rápido possível com o dentista. Tentar consertar o aparelho sozinho pode danificá-lo permanentemente, além de machucar a boca do paciente. Para isso, sempre recorra a um profissional.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho dentário estético:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho dentário estético: