aparelho de porcelana

As funcionalidades do aparelho de porcelana

Você já ouviu falar em aparelho de porcelana? Saiba que este tipo de aparelho é bastante indicado para quem precisa passar por esse tipo de tratamento, principalmente para os que tem vergonha de usar um aparelho por causa de questões estéticas e sua aparência metálica.

O aparelho de porcelana é praticamente imperceptível na boca do paciente, pois sua coloração é em um tom muito parecido com o dos dentes, camuflando-o de forma que fique praticamente invisível a olho nu. Esse aparelho é diferenciado apenas na questão estética, de forma que funcione de forma idêntica aos aparelhos de metal.

Uma questão importante é que o aparelho de porcelana é um pouco mais caro que os convencionais, pois o material utilizado em sua confecção é importado o que aumenta o custo para sua fabricação e uso.

Funcionamento e cuidados com aparelho de porcelana

O aparelho de porcelana possui a mesma estrutura básica de qualquer aparelho ortodôntico, com bráquetes e fios para tensionar os dentes e lentamente reposicioná-los na postura correta. No caso dos aparelhos fixos, os bráquetes são colados em cada dente com uma resina especial e muito resistente.

Geralmente, os bráquetes e os arcos são conectados pelas borrachinhas, que exigem troca periódica para manter sua força elástica. No caso do aparelho de porcelana auto-ligável, as borrachinhas são dispensadas e as estruturas são ligadas diretamente, exigindo manutenção apenas na troca do diâmetro conforme o tratamento vá progredindo.

Apesar de estar frequentemente indo ao consultório do dentista para manutenção, o paciente precisa tomar alguns cuidados para evitar o acúmulo de bactérias durante o período que utilizar aparelho de porcelana. São eles:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Limpar o céu da boca com cuidado;
  • Evitar alimentos muito açucarados, pegajosos ou desfiados;
  • Uso diário de fio ou fita dental.

O que fazer caso o aparelho quebre

Em algumas situações, pode ocorrer do aparelho de porcelana se soltar do dente ou romper um dos arcos, tome muito cuidado! Nessas situações, a única atitude possível é procurar um dentista em caráter emergencial, em hipótese alguma se deve tentar fazer o reparo sozinho, visto que isso pode danificar permanentemente a peça ou até machucar a boca do paciente.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho de porcelana:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho de porcelana: