aparelho de dente transparente

Como funciona o aparelho de dente transparente

Quem precisa usar aparelho nos dentes tem bastante receio principalmente por causa da aparência desconfortável dele, é para esses pacientes que foi desenvolvido o aparelho de dente transparente. Feito de porcelana ou safira, esse aparelho é de tonalidade muito parecida com os dentes, camuflando ele na boca do paciente.

Um detalhe é que o aparelho de dente transparente é diferente apenas na questão estética, funcionando da mesma forma que um aparelho convencional. Ele também é muito indicado para corrigir problemas de má oclusão dental, ajustando os dentes para a postura correta e garantindo uma boa qualidade de vida.

Outra questão do aparelho de dente transparente é que ele é de custo um pouco mais elevado que o de metal, isso acontece pois os materiais para sua fabricação são importados e consequentemente mais custosos.

Mecanismos do aparelho de dente transparente

O funcionamento do aparelho de dente transparente é conceitualmente igual aos outros. São estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que são tensionadas por fios de metal ou de acrílico, responsáveis por lentamente reposicionar os dentes para a postura correta planejada pelo dentista.

Nos aparelhos mais comuns, ambas estruturas são conectadas pelas populares borrachinhas que podem ou não ser coloridas. Existem aparelhos auto-ligados, em que os arcos e os bráquetes são ligados diretamente, tipo de aparelho que também pode ser fabricado com os materiais do aparelho de dente transparente.

Durante um tratamento com aparelho, idas ao dentista são necessárias para manutenção das estruturas, mas o paciente também precisa tomar alguns cuidados para preservar o aparelho de dente transparente, são eles:

  • Higienizar o aparelho após cada refeição;
  • Tomar cuidado com a limpeza do céu da boca;
  • Evitar alimentos pegajosos e desfiados;
  • Usar fio dental diariamente.

Outros cuidados com aparelhos dentais

Caso o aparelho se solte dos dentes ou se rompa, um dentista deve ser procurado emergencialmente para efetuar o reparo. Jamais tente consertar o aparelho por conta própria, visto que isso pode machucar a boca do paciente e até estragá-lo permanentemente, algo indesejável principalmente no caso do aparelho de dente transparente. Sempre procure um profissional qualificado nessas e em outras situações de dificuldade de adaptação ao aparelho.


Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho de dente transparente:


Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consulta Ideal atende aparelho de dente transparente: